Lew Company

A importância das mulheres nas áreas de exatas e nas empresas

30/11/2017

Calcular o limite do cartão de crédito, as despesas com o colégio das crianças e a data da próxima menstruação, definitivamente, não são as únicas contas que uma mulher pode fazer! A aptidão das mulheres nas áreas de exatas sempre existiu. No entanto, por uma falta de modelos, era comum observar homens ocupando as cadeiras das universidades e as vagas no mercado de trabalho.

Essa realidade, no entanto, vem mudando. O próprio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apontou que o número de mulheres nas áreas de exatas dobrou entre 2011 e 2016. E, na medida que cada vez mais mulheres chegam à universidade, mais o mercado se beneficia com a presença feminina em empresas que atuam nos ramos de engenharia, contabilidade, robótica, entre outras.

A presença das mulheres nas áreas de exatas traz benefícios para elas mesmas, para a sociedade e para o universo corporativo. Quer saber porque? Então, confira!

Das primeiras engenheiras à uma mudança estrutural:

Embora o número de mulheres nas áreas de exatas seja crescente, as portas das universidades demoraram a se abrir para nós. Apenas para se ter uma ideia, somente em 1835 foi aberta a primeira escola para mulheres em Niterói. Apenas em 1919 formou-se a primeira mulher engenheira na Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

A baixa presença feminina nas áreas de exatas não está, obviamente relacionada, à falta de capacitação ou habilidades. Porém, muitas mulheres não vislumbravam a possibilidade de construir uma carreira nas áreas de exatas. Afinal,  faltavam exemplos de outras mulheres que já tivessem trilhado esse caminho.

[Mulheres de sucesso? Confira nossas dicas sobre o que elas fazem para chegar lá!]

E, se a mudança não veio do exemplo, a educação em casa e na escolha foram os principais fatores que encorajaram mulheres a chegarem às áreas de exatas. Hoje, a maior parte dos pais espera que suas filhas tenham uma carreira que as faça feliz, independentemente da área escolhida. Da mesma forma, as escolas passaram a mostrar mais claramente as possibilidades de carreiras nessas áreas, tanto para homens quanto para mulheres.

Mulheres nas áreas de exatas e mercado de trabalho:

As mudanças no cenário educacional, obviamente, trouxeram consequências para o mercado de trabalho. Algumas carreiras cujo número de profissionais do sexo masculino era infinitamente superior, estão sofrendo uma transformação quanto ao perfil de gênero. É o caso, por exemplo, da engenharia civil, onde o aumento de mulheres é expressivo.

Na medida em que mais mulheres integram o mercado, a diminuição do sexismo nas contratações, avaliações e salários também vem diminuindo.

Um profissional com uma boa formação nessas áreas é valorizado. E, como a carência de profissionais qualificados para o mercado ainda é grande, não existe espaço para a segregação na hora de contratar.

Benefícios para mulheres, sociedade e mercado:

O fato de mulheres se sentirem cada vez mais encorajadas a seguirem sua vocação para a área de exatas traz benefícios não só para elas mesmas, como também para a sociedade. Em países onde mulheres não possuem tanta participação na área, a reserva de inteligência é explorada apenas pela metade. Isso significa menos resultados para a sociedade como um todo.

O fato das mulheres se sentirem livres e estimuladas a seguir carreiras em áreas de exatas acarreta benefícios econômicos de longo prazo, não apenas para elas, como também para a sociedade. Nos países onde as mulheres não podem ou não querem assumir essas funções, contam apenas com metade da reserva de inteligência a qual a sociedade dispõe.

É importante aproveitar os recursos humanos existentes da maneira mais eficiente possível, eliminando as barreiras de gênero. Uma sociedade que dá espaço para que os indivíduos desenvolvam suas capacidades e habilidades, independentemente do sexo, ganha em crescimento do PIB e também de oportunidades.

Você faz parte do time das mulheres nas áreas de exatas? Então, acesse nossas redes sociais e acompanhe eventos exclusivos para engenheiras. Conheça nossas páginas no Facebook e LinkedIn e saiba mais!

Lew Company é uma empresa que acredita que a presença feminina faz a diferença na liderança das empresas. A empresa desenvolve mulheres para o mercado de trabalho e novos talentos, oferece suporte a profissionais que já estão no mercado de trabalho com uma carreira em curso e está envolvida com projetos que visam a equidade de gênero. Trabalha também com seleção de talentos para grandes empresas (em cargos fixos e temporários) e soluções diversificadas R&S, desenvolvimento (coaching e treinamentos), assessoria em projetos de equidade de gênero e soluções personalizadas para empresas. Acesse:www.lewcompany.com.br e saiba mais.

Este artigo foi escrito orgulhosamente pela agência de Comunicação e Marketing Digital Pitaya Comunicação. A Pitaya trabalha com serviços de redes sociais, e-mail marketing, produção de artigos e ebooks, criação de vídeos comerciais e muito mais. Acesse: www.pitayacomunicacao.com.br para saber mais sobre as soluções de Marketing Digital para empreendedores.