Lew Company

MATERNIDADE & LIDERANÇA

07/05/2021

Lendo uma matéria recentemente, me deparei com uma descrição que dizia:

“É Frequentemente descrito como o trabalho mais desafiador que se conhece.  É muito estressante, com incertezas e surpresas constantes. Um mundo de responsabilidade depositada diretamente sobre seus ombros. Longas horas de dedicação são exigidas, pausas não são garantidas e os dias muitas vezes se transformam em noites sem dormir. Mas você persiste, dia após dia, porque as recompensas superam em muito o esforço empregado.”

Aí vinha a pergunta: “Estou descrevendo a vida de uma executiva ou de uma mãe?”

E isso me fez refletir, mais uma vez, em como são similares as alegrias e as dores de ambos os papéis: A Maternidade e a Liderança. As habilidades adquiridas e necessárias em um papel são perfeitamente aplicáveis e necessárias para o outro.

Você já observou sob esse prisma?

A Maternidade exige uma capacidade de ouvir ativa, atenta e pacientemente. Desenvolver, e muito, a resiliência e ser extremamente flexível – física e emocionalmente. Sem falar na empatia, na compreensão e firmeza para impor os limites, capacidade de engajar, motivar, acolher e direcionar. Clareza e bom senso na comunicação, é imprescindível. E, claro, inspira-los é a chave do sucesso.

Uau! Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Sei, por experiência própria, como a maternidade pode preparar uma mulher para os cargos de liderança. Por isso, acredito que ajuda-las a identificar os paralelos entre esses dois mundos pode permiti-las aprimorar suas habilidades de liderança, ao mesmo tempo que lidam com os desafios de educar seus filhos e gerenciar uma família.

Claro que ser uma profissional, empreendedora ou executiva e Mãe é definitivamente um malabarismo constante, mas com certeza é algo que qualquer mulher pode dominar, desde que tenha a abordagem certa, e claro, muito apoio. Para tanto, aqui vão algumas dicas para o seu sucesso e saúde:

1. Construa uma rede de apoio.

As mulheres de hoje enfrentam uma tremenda pressão em querer provar que é uma super mulher e que dá conta de tudo sozinha – seja planejando uma festa de aniversário perfeita ou estando no comando de uma empresa em expansão.

Mas, a realidade é que é preciso muito suporte para criar uma criança e um time muito bem estruturado para administrar um negócio. Portanto, pense em coisas que possam ser tiradas do seu controle. Delegue tudo que for possível e fique com o que seja imprescindível em ser feito por você.

Lembre-se, para uma empresa, mesmo você sendo a melhor profissional do mundo, você sempre será substituível. Para seus filhos, mesmo sendo a pior mãe do mundo, você é insubstituível.  

Tendo isso em mente faça uma lista do que é possível delegar, outra das pessoas confiáveis, ​​as quais você poderia pedir ajuda, e mantenha forte sua rede de apoio.

2. Priorize seu tempo.

Para realmente tirar o máximo proveito de sua vida profissional e da vida pessoal, os limites são essenciais. Canalize toda a sua atenção e energia em seu trabalho, enquanto trabalhando e quando estiver com sua família esteja, realmente, presente.  

Limitar o tempo de tela, em ambas as configurações, também é importante. Já está provado que muito tempo na frente das telas reduz o foco, atrapalha o pensamento crítico e aumenta o estresse. E ficar olhando para os dispositivos impede que você se conecte e se envolva com as pessoas ao seu redor, seja sua equipe de trabalho ou seus filhos. Equilíbrio e autoconhecimento são as chaves para o sucesso aqui.

3. Seja honesto sobre suas necessidades da vida profissional.

Ter filhos, sem dúvida, muda sua vida. Por isso é vital comunicar as coisas não negociáveis ​​– como ir às reuniões e comemorações/apresentações dos filhos na escola, ir pessoalmente às consultas médicas ou ficar totalmente desconectada durante as férias – para toda a sua equipe de trabalho, desde o início.

Enfatizar que a flexibilidade e o apoio de seu time de trabalho e família permitirão que você seja mais eficaz e produtiva, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Como você pode ver, as semelhanças entre ser mãe e profissional, especialmente em cargos de liderança, são muitas. Começando com o quão profundamente desafiadora cada função pode ser. Mas, ao fazer conexões entre as habilidades e qualidades que você desenvolve em cada posição, você pode fortalecer ainda mais suas habilidades de liderança e levar sua carreira para qualquer nível que deseje.

Aqui fica o nosso carinho e grande admiração por todas as mulheres que buscam tornar-se sua melhor versão, onde quer que estejam. Parabéns Mulher, Profissional e Mãe!!

Nós da LEW somos especialistas em desenvolvimento de lideranças femininas e temos por objetivo ajudar as mulheres a chegar onde desejem.

Fale conosco. Estamos prontas para lhe ajudar em todos os aspectos que necessite para crescer e se fortalecer.

Conheça mais acessando www.lewcompany.com.br

         Por Luceli Mota e Adriana Camargo