Lew Company

Dicas para sua empresa não errar na escolha do candidato ideal

22/11/2017

Em um mercado competitivo e cada vez mais veloz, a maioria das companhias já percebeu o valor de selecionar e reter talentos. Para montar uma boa equipe, com profissionais qualificados e capazes de gerar resultados a longo prazo, uma empresa deve se planejar e agir de forma estratégica para não errar na hora da seleção de candidatos.

Além de contratar uma boa empresa de RH, é fundamental que líderes e entrevistadores tenham uma comunicação eficiente. Uma relação de parceria entre a empresa contratante e a empresa de RH é o primeiro passo para um processo seletivo bem-sucedido.

Para saber como estabelecer uma boa relação com uma empresa de RH e não errar na escolha do candidato ideal, vale a pena conferir algumas dicas!

1. Procure uma empresa de RH com propostas diferentes

Na hora do recrutamento, a maioria das companhias prefere contratar uma empresa de RH tradicional, ou head hunters de renome no mercado. Porém, porque não apostar em propostas diferentes? Afinal, mais do que competências técnicas, o mercado pede cada vez mais foco em habilidades e capacidades pessoais.

Hoje, é possível encontrar empresas focadas na recolocação de perfis específicos. Além de trabalharem a diversidade e oferecerem oportunidade a quem precisa se recolocar no mercado, essas empresas podem apresentar candidatos com excelente potencial, mas que não se enquadrariam nos padrões tradicionais de recrutamento de uma empresa de RH.

2. Leia o currículo do candidato e anote suas dúvidas

A boa comunicação entre o líder e o recrutador é fundamental para um processo seletivo bem-sucedido. E o principal elemento para trabalhar essa comunicação é justamente o currículo do candidato.

O currículo deve ser analisado previamente e com o devido cuidado tanto pelo recrutador quanto pelo líder. O ideal é que ambos anotem suas dúvidas e destaquem pontos interessantes antes mesmo da entrevista do candidato.

É muito comum que os líderes idealizem um perfil de candidato e acabem se frustrando com o trabalho de uma empresa de RH. Por isso, além de um perfil genérico para a vaga, é fundamental trabalhar com as características e potenciais de perfis reais que podem atender a vaga.

3. Avalie a metodologia da entrevista

Antes de contratar uma empresa de RH para escolher o candidato ideal, é fundamental que o líder avalie a metodologia de seleção. Muitas empresas e recrutadores defendem que a entrevista de emprego deve ser objetiva. Porém, se as perguntas são óbvias e não fogem dos clichês, como esperar que as respostas também não sejam óbvias? Para escolher o candidato ideal é necessário desvendar o profissional que está ali na sua frente.

Muitas empresas utilizam dinâmicas, perguntas estratégicas e outras metodologias para chegar ao candidato ideal. Avalie se a empresa de RH contratada oferece serviços com este tipo de abordagem. Isso é um grande passo para fechar uma boa contratação.

4. Aposte em perfis complementares

Feita a seleção pela empresa de RH, na hora da contratação, existe uma tendência entre os líderes de optarem por candidatos com um perfil semelhante ao seu. Porém, essa pode ser uma estratégia bastante equivocada na hora de contratar o candidato ideal. Procure apostar em candidatos com perfis complementares, que tragam maior diversidade para a equipe. Pontos de vistas diferentes e maneiras diversas de realizar o trabalho podem trazer aprendizado e colaborar para o desenvolvimento do time como um todo.

A seleção de candidatos é uma atividade que requer cada vez mais estratégia tanto para a empresa de RH quanto para a empresa contratante. Receitas prontas e padrões fechados estão perdendo espaço, pois não acompanham mais a dinâmica do mercado. Vale apostar em novas propostas de recrutamento, se seu objetivo é chegar de fato ao candidato ideal.

Gostou dessas dicas? Precisa contratar uma empresa de RH? Entre em contato e saiba mais!