Lew Company

Entrevista de emprego e currículo: saiba como se destacar!

27/10/2017

Depois de um tempo longe do mercado de trabalho, ou em uma transição de carreira, muitas mulheres se deparam com um verdadeiro desafio: montar um bom currículo e se destacar em uma entrevista de emprego.

É comum, nessas horas, experimentar uma terrível sensação de insegurança. Afinal, a maioria das mulheres modernas ainda se sentem impotentes diante de tantas exigências e cobranças que colocamos diante de nós mesmas. Abraçar o papel da supermulher, linda, bem-sucedida, boa mãe, boa esposa e ainda com uma carreira impecável, vem se tornando uma tarefa exaustiva para todas nós. Por isso, está mais do que na hora das mulheres olharem para as suas verdadeiras competências e habilidades, em vez de lamentarem por aquilo que não são, ou não possuem, especialmente quando se trata de uma recolocação no mercado de trabalho.

Hoje, o mercado vem abrindo mão dos padrões e dos clichês quando se trata de encontrar e reter talentos. Por isso, acredite, sabendo como elaborar um bom currículo e como se destacar em uma entrevista de emprego, não faltarão oportunidades.

Para deixar uma boa impressão nos primeiros contatos com o RH de uma empresa, algumas dicas são essenciais! Confira!

Elaborando um bom currículo

O currículo será o primeiro contato que uma empresa terá com você. Por isso, é essencial que esse documento transmita uma boa impressão, sem soar falso ou pretensioso. Para montar um bom currículo, vale a pena conferir algumas dicas!

Estrutura

Um bom currículo deve seguir uma forma que facilite a visualização das informações principais.

Para montar um bom currículo escolha uma formatação em folha A4, deixando todos os dados alinhados à esquerda. Uma boa dica é utilizar fontes que sejam de fácil leitura como Arial ou Calibri. Lembre-se de manter a uniformidade na fonte escolhida e utilize o negrito para destacar subtítulos como objetivo profissional, experiência, habilidades, entre outros.

No topo da página devem constar seus dados pessoais básicos, ou seja, nome, estado civil, idade, endereço, telefone e e-mail.

A estrutura tradicional de um currículo possui o seguinte padrão:

Objetivo profissional: 

Nesse campo inclua de forma sucinta qual a área profissional que deseja atuar.

Resumo das qualificações e competências:

Utilizando uma linguagem simples e direta, inclua aqui quais são suas aptidões que estão ligadas ao cargo desejado.

Formação acadêmica: 

Inclua o nome da instituição, o curso e o ano de início e fim. Destaque em primeiro sempre as formações mais recentes e depois as mais antigas. Caso esteja realizando algum curso, não deixe de incluir essa informação apontando que está em andamento.

Experiência profissional:

Inclua apenas as experiências que estão relacionadas com a vaga pretendida. Organize todas as experiências da mais atual para a mais antiga. Inclua o nome da empresa, as atividades desenvolvidas, as principais responsabilidades e as principais realizações alcançadas.

Cursos:

Inclua cursos extracurriculares, porém, que tenham alguma relação com a vaga. Procure inserir o nome da instituição, mês e ano do curso e carga horária.

Idiomas:

Inclua os idiomas que consegue se comunicas indicando o tipo de fluência (básico, intermediário, avançado e fluente).

Informática:

Inclua todos os softwares e programas de computador que tem domínio e são relevantes para o cargo.

Outras informações: 

Intercâmbios, experiências de voluntariado, hobbies ou práticas que geram valor ou enfatizem suas qualidades profissionais também devem ser mencionados. 

Lembre-se de ser concisa e ao mesmo tempo verdadeira. A maioria dos profissionais de RH sabe identificar quando um candidato está enrolando, ou mesmo, supervalorizando fatos que não condizem com a realidade.Seja sucinta e verdadeira.

Outra boa dica é não incluir informações desnecessárias, tais como nome dos pais, pretensão salarial, dados de contatos profissionais, entre outros. Essas informações devem ser acrescentadas apenas se solicitadas.

Entrevista de emprego: como se destacar

O que faz com que muitas candidatas se destaquem em uma entrevista de emprego é a segurança que transmitem. Por isso, antes de comparecer à entrevista, procure listar em uma folha de papel quais são suas habilidades e competências que podem contribuir para o cargo. Se estiver muito insegura, procure outros colegas de trabalho com quem atuou e bata um papo franco sobre o que eles enxergam com suas principais qualidades.

Procure se focar nos seus pontos positivos, mas também tenha consciência dos seus pontos negativos. Isso vai ajudá-la a fugir de respostas clichê, como mencionar o perfeccionismo como o seu principal defeito.

[Insegura na sua carreira e sua trajetória profissional? Confira algumas dicas para mulheres que buscam o sucesso!]

Lembre-se que você possui qualidades únicas. Procure não se supervalorizar ou focar apenas nos seus defeitos em uma entrevista de emprego. Esteja tranquila com a sua própria verdade e a sua capacidade de ser suficiente. Todas nós somos!

Agora que você já conhece essas dicas para se destacar com seu currículo e na entrevista de emprego, já pode dar os primeiros passos em busca de verdadeiras oportunidades. Que tal começar?

Gostou dessas dicas? Então, saiba mais como um coaching focado em empoderamento feminino pode ajudar você a alavancar sua carreira. Clique aqui e conheça mais!

Lew Company é uma empresa que acredita que a presença feminina faz a diferença na liderança das empresas. A empresa desenvolve mulheres para o mercado de trabalho e novos talentos, oferece suporte a profissionais que já estão no mercado de trabalho com uma carreira em curso e está envolvida com projetos que visam a equidade de gênero. Trabalha também com seleção de talentos para grandes empresas (em cargos fixos e temporários) e soluções diversificadas R&S, desenvolvimento (coaching e treinamentos), assessoria em projetos de equidade de gênero e soluções personalizadas para empresas. Acesse:www.lewcompany.com.br e saiba mais.

Este artigo foi escrito orgulhosamente pela agência de Comunicação e Marketing Digital Pitaya Comunicação. A Pitaya trabalha com serviços de redes sociais, e-mail marketing, produção de artigos e ebooks, criação de vídeos comerciais e muito mais. Acesse: www.pitayacomunicacao.com.br para saber mais sobre as soluções de Marketing Digital para empreendedores.