Lew Company

DIVERSIDADE – SINÔNIMO DE RENTABILIDADE E SAÚDE ORGANIZACIONAL

06/04/2021

Poder ser sua melhor e mais autêntica versão estimula a saúde mental e a satisfação em pertencer.

Diversificar, Incluir, reconhecer, respeitar as diferenças… já é mandatório.

Felizmente, ainda que a passos lentos, a humanidade evolui. E não estamos falando isso por “achismo”. Pesquisas sérias e muito bem elaboradas, como as da McKinsey, entre outras, nos comprovam isso.

Em meio a essa grande crise sendo vivenciada, em que as organizações e pessoas foram obrigadas a se reinventar e acelerar sua capacidade de superação e resiliência, estamos certas de que a diversidade e cultura inclusiva, já presente em algumas organizações será, sem dúvida, um dos diferenciadores essenciais para o enfrentamento dos desafios atuais que, sabemos, deixarão seus rastros por um longo período de tempo.

Aqueles que investirem no desenvolvimento de seus profissionais, na cultura  inclusiva  e na construção de equipes com lideranças sólidas e bem preparadas para gerir times, mentes e culturas diversificadas, se sairão melhores do que outros.

Por que dizemos isso? Porque as pesquisas nos mostram que empresas na América Latina que adotam uma política mais diversa e inclusiva, tendem a ser mais eficazes em suas linhas de negócios.

Isso se dá em virtude da maior capacidade e habilidade em inovar, diversificar e engajar seus times através de políticas e comunicações internas bem estruturadas.  Bem como, uma liderança melhor preparada para promover a confiança e o trabalho em time, principalmente em tempos de se liderar times remotos.

Quanto maior a crise, maior a necessidade de mentes abertas e flexíveis o suficiente para se reestruturar e se reconstruir em um cenário inesperado.

Nada melhor do que mentes diversas, com visões, vivencias e formações distintas para pensar fora da caixa. Qualidades como essas, aliadas a uma liderança aberta e preparada para ouvir, acolher, avaliar, discernir e agir rapidamente  preservam a saúde mental e organizacional de uma empresa.

Os estudos amplos e profundos realizados por empresas sérias como a McKinsey mostram que: “empresas que adotam a diversidade têm uma probabilidade significativamente maior de alcançar uma performance financeira superior à de seus pares que não o fazem”.

Grandes empresas, ao longo da história, que saíram de crises, mais fortes e prontas para o novo cenário foram as que agiram em desenvolver seus times e líderes em meio à crise. Quando a tempestade passou, os profissionais, políticas e práticas de produtos e negócios estavam alinhadas à nova necessidade e realidade trazendo vantagens comerciais e sustentabilidade a empresa.

Os números das pesquisas mais recente realizadas pela McKinsey, nos mostram que empresas com equipes executivas diversificadas, em termos de gênero têm 14% mais probabilidade de superar a performance de seus pares na indústria e que esse índice sobe para 93% quando a cultura da diversidade é percebida claramente por seus colaboradores.

Inclusive, as pesquisas também apontam o fato de esses profissionais trabalham mais felizes e engajados, o que gera um senso de realização e satisfação que afetam diretamente os resultados financeiros e de produtividade da organização. Ou seja, incluir e diversificar é excelente e mandatório para a saúde organizacional.

Se você e sua organização ainda não estão investindo tempo e recursos em trazer essa cultura para o seu negócio, estão perdendo tempo… corra.

Só assim você, líder, e sua organização estarão aptos a:

  • Conquistar e reter talentos diversificados;
  • Fortalecer a cultura de uma liderança mais inclusiva e inovadora;
  • Viabilizar a equidade de oportunidades;
  • Promover um senso de pertencimento em relação à organização e ao time.

A LEW, por ser uma consultoria especializada em diversidade e inclusão, equidade de gênero, raça, pessoas com deficiência e LBGT+, com soluções para empresa e para você, está preparada para lhe ajudar nessa jornada de inovação e transformação. Fale conosco. Estamos prontas para suporta-los em todos os aspectos que necessitem para crescer e se fortalecer.

Conheça mais acessando www.lewcompany.com.br

         Por Luceli Mota e Adriana Camargo