Lew Company

A diversidade contribui para a retenção de talentos

15/02/2019

Desde sempre nos prendemos ao conceito de que mudanças acontecem de cima para baixo, não é verdade?

Porém, é importante atualizarmos este software e nos atentarmos para o fato de que as mudanças acontecem em todos os níveis, na verdade, e tem mais, quando o assunto em pauta é diversidade e inclusão, não basta falar apenas de gênero ou raça, mas também diversidade de cultura, histórico de vida e postura mental.

 

Em assim sendo, se você deseja desenvolver e reter talentos é importante enfatizar que de nada adianta falar de diversidade se a cultura da organização não estiver atenta à boas políticas de inclusão, em primeiro lugar.

Um bom exemplo disso é uma matéria recente da Forbes cujo título chamou minha atenção:  “Ter diversidade não deveria ser o seu objetivo!” Em hipótese alguma havia a intenção de dizer que a diversidade não é algo importante. Muito pelo contrário, “diversidade é fundamental para o sucesso de uma empresa” enfatiza a matéria, porém, ela deveria ser um resultado natural do empenho da organização em busca de um resultado de excelência e não uma imposição.

Construir uma cultura organizacional inclusiva, sim, é o ingrediente principal para a construção do sucesso do negócio, porque a cultura de inclusão, naturalmente, levará sua organização a ser também diversa. Em outras palavras, conclui a matéria da Forbes: “Foque em ser inclusivo e use a diversidade como um recurso para medir o sucesso de suas ações”.

Você já parou para pensar que o capital humano é o ativo mais importante e, normalmente, o de valor mais expressivo de praticamente todas as empresas? Independente do seguimento, toda empresa  precisa de pessoas para projetar/criar, desenvolver, comercializar e vender seus produtos ou serviços, concorda? Desta forma, qualquer coisa que você faça para melhorar o desempenho do seu capital humano beneficiará sua empresa, enquanto que, qualquer dificuldade que você crie para o seu capital humano terá um impacto negativo em seus produtos e na relação com seu mercado.

Agora, agregue a essa receita de sucesso a necessidade de lidar com as diferenças e demandas de gerações para compreender, assimilar, aprender a lidar com os valores e atitudes de diferentes gerações e, acima de tudo, ser um ambiente sedutor para atrair e reter os talentos necessários para a diferenciação de seus produtos no mercado. Você entenderá que desenvolver uma cultura em que todos se sintam realmente parte do negócio, com todas as suas diferenças e peculiaridades compreendidas, respeitadas e valorizadas não é mais luxo, nem modismo, é uma questão de sustentabilidade para o seu negócio.

Sem mais demoras, traga o assunto para dentro da sua empresa e valorize ainda mais o seu produto através de um capital humano diverso e engajado ao negócio. Aprenda, treine e desenvolva uma cultura organizacional que ouve, enxerga e valoriza o novo, o diverso, incluindo-os às experiências e aprendizados já conquistados.

A LEW Company é uma consultoria especializada em diversidade e inclusão, na perspectiva da equidade de gênero, com soluções para empresa e para você. Entre no nosso site www.lewcompany.com.br e fale conosco. Faça a diferença em sua organização. Reserve sua data para Março.