21/10/2019
Já em 2015 a consultoria MCKinsey, uma das consultorias dedicadas a examinar a diversidade no local de trabalho, através de seu escritório em Londres, publicava um relatório mostrando que empresas com mão-de-obra mais diversificada apresentam um melhor resultado financeiro e hoje, 2019, só se tem mais convicção e provas concretas a respeito. As organizações que durante esse período se ocuparam em movimentar-se, implementando conscientização e práticas de diversidade e inclusão já vêem os resultados nos seus números, no clima organizacional e na capacidade de absorver e reter talentos.
Em Maio de 2019 a ONU publicou resultados de pesquisa da OIT (organização internacional do Trabalho) em que demonstra através de 13 mil empresas, pesquisadas, em 70 países, que:
Em um dos relatórios mais recentes da McKinsey, Diversity Matters, foi examinado um conjunto de dados de 366 empresas públicas em uma variedade de indústrias no Canadá, América Latina, Reino Unido e Estados Unidos. Nesta pesquisa, foram analisadas as métricas de resultados financeiros e composição da alta administração, com resultados muito significativos:
Desta forma, as pesquisas e resultados apurados até aqui nos mostram que a diversidade é um diferencial competitivo que contribui para uma evolução na participação de mercado das empresas mais diversas.
Sabemos, por experiência, que estas ações e mudanças culturais não são simples, nem fáceis. No caso de gênero, as mulheres, representando em média apenas:
Ficam subrepresentadas no topo das corporações em todo o mundo e isso mostra que ainda temos um longo caminho a ser percorrido.
Porém, em uma era de conexão global já se sabe que somente as mais diversas e abertas às mudanças terão diferencial para atrair, desenvolver, orientar, patrocinar e manter as próximas gerações de líderes globais em todos os níveis da organização.
Em assim sendo, dado aos retornos mais elevados que a diversidade mostra trazer, sem dúvida, é melhor investir agora, uma vez que estamos falando de um caminho sem volta e quem deixar de evoluir morrerá. Quanto antes começar, quanto antes chegará!
Estamos aqui para lhe ajudar nesta jornada de transformação.
A LEW Company é uma consultoria de diversidade e inclusão para Gênero, Etnia e pessoas com deficiência.
Visite nosso site e veja como podemos ajuda-los www.lewcompany.com.br
Base de pesquisa: Relatório Diversity Matters da MCKinsey de Londres – Fevereiro 2015 e relatório da OIT publicado no site: https://news.un.org/pt/story/2019/05/1673361