Lew Company

Diversidade é incluir, também, os idosos no mercado de trabalho

01/10/2020


A nova geração de idosos passa longe da ideia do “velhinho” sentado na varanda, esperando a vida passar.

Hoje, as pessoas com mais de 60 anos podem ser tão ativas quanto os jovens, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Existem aqueles que querem se aposentar, e aqueles que não querem deixar de trabalhar tão cedo. Ainda há aqueles que unem a diversão e o trabalho, buscando uma nova carreira que misture prazer e ao mesmo tempo complemente a renda da aposentadoria.

No Brasil, os idosos representam 13% da população, e crescem mais a cada ano. Por isso, é importante entender essa geração, o espaço que ela ocupa em nossa sociedade e como proteger esse público a fim de evitar o preconceito de idade.

A partir da criação do Estatuto do Idoso, em 2003, negar emprego ou trabalho por motivo de idade é crime. Como a expectativa de vida aumenta a cada ano e o plano de aposentadoria vem passando por instabilidades, a tendência é que os idosos não se aposentem tão cedo e continuem trabalhando em empresas.

Para tanto, é necessário que se tenha consciência e projetos de inclusão e manutenção dos idosos no mercado de trabalho. Bem como, as empresas terem planos de adequação e cultura inclusiva para o público sênior. Isso irá evitar a discriminação, a exclusão social desse grupo e um aumento na qualidade em diversidade de maturidade e visão dentro das equipes, com grande enriquecimento das ideias e projetos.

Algumas possibilidades para esse plano entrar em prática são: cotas para contratação de idosos no processo seletivo; educação sobre como usar as novas tecnologias no trabalho; workshops de trocas de conhecimento e informação entre as gerações mais novas e mais velhas dentro da empresa, entre outras.

Com toda a certeza, os profissionais sênior tem muito valor a agregar às gerações mais jovens: a paciência, experiência em lidar com crises, jogo de cintura e maior comprometimento são alguns dos benefícios que eles podem trazer aos times. E, com certeza, terão muito a absorver dos mais jovens.

É a lei natural da vida – viver, aprender e ensinar.

A LEW Company é uma consultoria especializada em diversidade e inclusão, especializada em equidade de gênero, raça, pessoas com deficiência e LBGT+, com soluções para empresa e para você.

Conheça mais acessando www.lewcompany.com.br

Por Beatriz Froio