Lew Company

Conflitos de gerações corporativas

20/07/2018

CONFLITOS DE GERAÇÕES CORPORATIVAS
O que a nova geração espera da sua empresa
LEW Company – Luceli Mota e Adriana Camargo

Sua organização é atrativa para a nova geração?
Já está comprovado que as organizações ganham financeiramente e em competitividade ao trazer a diversidade e ambiente inclusivo à cultura de sua empresa, porém, é preciso cuidar para que os profissionais “diversos” saibam como lidar e tirar o melhor proveito de suas diferenças em gênero, idade, cultura, classe social e formação. Mais ainda, é mandatório que os líderes compreendam os principais valores das novas gerações – um dos pilares da diversidade e nosso foco nessa matéria – não só para retê-los, mas também propiciar um ambiente em que a troca de conhecimentos e interesses entre os diversos e as diferentes gerações seja motivada e amparada.


Os estereótipos de cada geração e a supervalorização às diferenças entre profissionais mais velhos e mais jovens geram muita polêmica e discussão e acaba por desviar o saudável engajamento, totalmente necessário em toda a força de trabalho e lideranças. As organizações ou gestores que acham muito complexa a missão de lidar com os profissionais mais jovens, geralmente, atribuem isso às diferenças de geração. No entanto, qual foi a época em que não se verbalizou a perplexidade com os novos comportamentos, escolhas e valores da nova geração?
As novas gerações veem marcadas pelo grande salto tecnológico ocorrido na virada do milênio, podem estar diferentes em seus comportamentos musicais e estilos de comunicação, gostos pessoais em aparência, vestimenta e modo de ver a vida… porém, não diferem muito em atitudes e valores esperados do ambiente de trabalho. Assim como os baby boomers (50+) a nova geração de profissionais busca:
– Oportunidade de aprendizado; Crescimento; Autonomia; Respeito, Sustentabilidade e flexibilidade.
A grande diferença é que enquanto as gerações passadas vestiam a camisa e buscavam permanecer na empresa o máximo possível, essa nova geração é extremamente imediatista e se não conseguem enxergar na empresa, rapidamente, esses valores citados acima partem facilmente para uma nova empreitada onde acreditem ter mais oportunidades de desenvolvimento e crescimento sustentável, com respeito e flexibilidade.
Em assim sendo, se sua empresa é atrativa para as novas gerações e valoriza a diversidade, como deve ser para a riqueza de potencialidades contida nas diferentes gerações, gêneros e culturas, partimos agora para algumas dicas em como lidar com as diferenças e, principalmente, as de gerações:
Aprenda com os “diferentes”: cada geração possui lições e habilidades valiosas para ensinar umas às outras. As gerações anteriores têm a sabedoria, o conhecimento e a maturidade que os mais jovens precisam. As mais recentes têm habilidades tecnológicas, muita capacidade empreendedora, desprendimento e disposição, porém, querem tudo para ontem, são imediatistas e muito ansiosos, mas também extremante multitarefa.
– Una sua experiência e maturidade à energia e visão tecnológica da nova geração e não terá para ninguém.
– Escute os jovens profissionais ao seu lado e terá muito o que aprender e ensinar.

Entender como trabalha cada geração é a melhor forma de manter uma equipe unida e proativa, ajudando-se mutuamente quando necessário.
– Estimule a abertura de mente e visão.
– Estimule o respeito e aprendizado sobre si e sobre o outro.

Valorize o melhor de cada geração: esteja atento aos vieses ou seja os “pré-conceitos” inconscientes.
– Desligue o piloto automático e quebre paradigmas.
– Juntas, as diferentes gerações podem se complementar, perfeitamente bem, desde que o ambiente e cultura organizacional estimule a abertura, conhecimento e respeito entre todos.
– Estimule buscar o que há de melhor em cada um de nós.
– As equipes precisam crescer juntas e ter em mente que cada geração acrescenta pontos fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

A roda não pode parar, esteja sempre pronto para aprender, mudar, crescer, se desenvolver e girar com a roda da vida! VOILÀ!!!

A LEW Company é uma consultoria especializada em diversidade e inclusão, na perspectiva da equidade de gênero, com soluções para empresa e para você.
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