Lew Company

3 segredos de como pedir uma promoção ao seu gestor de maneira eficiente

23/12/2017

Você se sente capaz de assumir novos desafios na empresa, porém não sabe como pedir uma promoção? Para muitas mulheres pedir esse tipo de reconhecimento não é uma tarefa simples. Afinal, faz parte dos vieses inconscientes a visão de que a mulher é inferior e, muitas vezes, menos qualificada para assumir grandes responsabilidades. No entanto, para se desenvolver em uma carreira é essencial reconhecer suas capacidades e boas oportunidades, independentemente das barreiras sigilosas existentes. Afinal, segurança e assertividade são qualidades esperadas de quem é capaz de assumir cargos mais altos.

Para quem anda refletindo sobre como pedir uma promoção ao seu gestor, separamos algumas dicas para este momento tão decisivo! Se você pretende ter uma carreira de sucesso e se desenvolver ao máximo profissionalmente, vale a pena conferir!

1. Como pedir uma promoção? Comece pela argumentação

O primeiro passo para conseguir uma promoção é fazer um pedido assertivo. Por isso, é fundamental trabalhar a sua argumentação, antes mesmo de marcar uma reunião com seu superior.

Afinal, porque você quer uma promoção? Você consegue se convencer do motivo pelo qual deve ser promovida? Você conhece suas habilidades e sabe do seu comprometimento? Quais são as condutas e tarefas que você realizou que demonstram que você é capaz de assumir um novo cargo?  Reflita sobre esses pontos.

Também é fundamental que a sua argumentação seja realista. Assim, além de avaliar a sua atuação, tenha como base os padrões do mercado, da empresa e até referências de cargos semelhantes ao que você deseja.

2. Analise o momento de pedir uma promoção

Toda empresa sofre a influência de fatores externos que também impactam no ambiente interno. Por isso, há momentos e há momentos para se pedir uma promoção. Verifique qual é a situação global da empresa. Se houver abertura para isso, converse com a equipe do RH. Vale sempre analisar se o momento é propício para uma promoção ou não. Avaliar a situação do seu superior também é uma boa dica. Cheque qual o seu momento na empresa e quais são as vantagens para o seu superior, caso você assuma um cargo mais alto.

3. Conheça suas competências e habilidades para pedir uma promoção

Uma das características que marcam o comportamento feminino tanto dentro quanto fora do mercado de trabalho é o famoso “esperar por aprovação”. Muitas mulheres se esforçam arduamente para serem reconhecidas tanto no trabalho quanto na vida pessoal. E, quando esse reconhecimento não vem, é muito comum que se sintam frustradas e descontentes. Porém, esse tipo de comportamento pode prejudicar, e muito, uma promoção. Valorizar e reconhecer as suas habilidades e competências começa em você!

Procure fazer uma lista de quais são suas habilidades e competências. Um trabalho de coaching pode ser um diferencial, principalmente para mulheres que tem dificuldades em reconhecer seus pontos fortes e fracos. Um trabalho de coaching pode ajudar mulheres que buscam novos desafios na carreira a alinhar suas qualidades aos seus objetivos.

[Quer saber como um serviço de coaching focado em mulheres pode te ajudar a alavancar sua carreira? Confira!]

Segundo dados apontados pelo governo no último levantamento do IBGE, a diferença entre a remuneração de homens e mulheres era de 16% em 2015. Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que os cargos de chefia e gerência são ocupados apenas por 5% e 10% de mulheres. Existe um entrave estrutural, é fato, porém a transformação efetiva deve ocorrer de forma global, começando pelo empoderamento individual. Mais do que nunca é necessário que mulheres se conheçam e aprendam a utilizar seus pontos fortes na construção de uma carreira de sucesso.

Quer se desenvolver na sua carreira de forma positiva e sustentável? Entre em contato e saiba como um coaching pode ajudá-la a atingir seus objetivos.

Lew Company é uma empresa que acredita que a presença feminina faz a diferença na liderança das empresas. A empresa desenvolve mulheres para o mercado de trabalho e novos talentos, oferece suporte a profissionais que já estão no mercado de trabalho com uma carreira em curso e está envolvida com projetos que visam a equidade de gênero. Trabalha também com seleção de talentos para grandes empresas (em cargos fixos e temporários) e soluções diversificadas R&S, desenvolvimento (coaching e treinamentos), assessoria em projetos de equidade de gênero e soluções personalizadas para empresas. Acesse: www.lewcompany.com.br e saiba mais.

Este artigo foi desenvolvido orgulhosamente pela agência de Comunicação e Marketing Digital Pitaya Comunicação. A Pitaya trabalha com serviços de redes sociais, e-mail marketing, produção de artigos e ebooks, criação de vídeos comerciais e muito mais. Acesse: www.pitayacomunicacao.com.br para saber mais sobre as soluções de Marketing Digital para empreendedores.