Lew Company

Como motivar os colaboradores da sua empresa? Conheça 18 segredos!

28/12/2017

Motivar colaboradores contempla, dentre diversos aspectos, saber integrar reconhecimento, recompensa, desafio e bom clima organizacional. A motivação é um tema essencial quando se fala em gestão de pessoas dentro de uma empresa. Contudo, manter os colaboradores motivados é um dos maiores desafios para quem trabalha com gestão de pessoas.

A motivação deve ser buscada por todos os gestores da organização em conjunto com um Relações Públicas que trabalhe com Comunicação Interna e o departamento de RH, para que atinja resultados expressivos.

Confira nossas dicas de como motivar os colaboradores da sua empresa e aumentar a eficiência e a produtividade de seus colaboradores através de estímulos simples.

01. Clima organizacional:

Desenvolva um bom clima organizacional, realizando sempre pesquisas que levantem pontos fortes a serem ressaltados e pontos fracos a serem melhorados.

02. Programas de incentivo:

Crie programas de incentivo para motivar os colaboradores da sua empresa. Por incrível que pareça, muitas empresas não têm esse hábito ou o fazem de maneira errada. Além da tradicional comissão de vendas e do PLR, campanhas sazonais com prêmios mais simbólicos, como viagens, aparelhos eletrônicos ou ingressos para shows, museus, cinemas e teatros podem gerar um efeito muito bom na motivação da equipe.

03. Política de feedback:

Dê críticas construtivas e saiba elogiar o bom desempenho de cada colaborador.

04. A importância do colaborador para o todo:

É importante compartilhar a visão da empresa, permitindo que a equipe entenda o que há por trás das funções exercidas por cada um. Colaboradores que não sabem o que seu trabalho significa para a empresa não se sentem motivados a realizá-lo. Por isso, mostre para o colaborador como ele contribui diretamente para o crescimento da empresa e certifique-se de que seus colaboradores entendam como o trabalho deles ajuda a empresa a alcançar seus objetivos.

05. Envolvimento do colaborador nas decisões:

É preciso que os funcionários sejam incluídos em reuniões de planejamento. A atitude melhora o clima da empresa, pois cria condições para que a equipe esteja engajada e possa contribuir com novas formas de alcançar as metas. Quando o gestor oferece abertura para os funcionários se integrarem nas decisões da empresa, eles se sentem mais motivados e valorizados. Sugira ideias e soluções para os desafios encontrados, mesmo que não tenha aplicação imediata.

06. Ambiente de trabalho:

Crie um ambiente leve, criativo, alegre, transparente a aberto para ideias. Que tal usar mais cores e quadros nas paredes do escritório, tornando o ambiente mais alegre? Além disso, a criação de espaços de relaxamento para fazer pausas e tomar um café também são uma ótima forma de renovar as energias de seus colaboradores.

07. Propósitos e Metas:

Estabeleça propósitos e metas para a sua equipe, com base nos objetivos pessoais e profissionais de cada um.

08. Ações de integração do time:

 Crie ações que integrem a equipe para obter um time mais unido. Você pode, por exemplo, fazer um café da manhã no fim do mês para celebrar os resultados ou parabenizar os aniversariantes. O gestor deve fazer parte desses eventos para mostrar à equipe que o seu líder reconhece os resultados alcançados e quer ter um bom relacionamento com os seu time.

09. Experiências fora do escritório:

Proporcione experiências “fora da caixa”, como reuniões especiais em um café ou coworking, treinamentos, palestras, congressos ou outras atividades que saiam da rotina e transformem a vida dos colaboradores.

10. Conheça as pessoas:

Conheça os seus colaboradores! Reserve um pouco do seu tempo para saber o que motiva e desmotiva cada funcionário e o que é esperado por ele.

11. Proponha desafios curtos e recompense as pessoas por isso. Ofereça prêmios simples para solução de pequenos desafios do dia a dia, como resolver um problema antigo do negócio ou sugerir um plano para algum conflito.

12. Estimule a capacitação intelectual e técnica e a busca por inovação. Investir em aprendizado é fundamental! Por isso, ajudar a custear graduações, cursos livres, pós-graduações ou cursos de idiomas são excelentes formas de de motivar colaboradores.

13. Faça parcerias com outras empresas para oferecer benefícios para o colaborador. É comum empresas fazerem acordos com academias, restaurantes e escolas próximas, com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários. Acredite, isso pode fazer toda a diferença na motivação do seu colaborador.

14. Tenha certeza que a remuneração que seus colaboradores estão recebendo é adequada aos padrões do mercado, para que eles mantenham seu padrão de vida desejado.

15. Invista em comemorações, happy hours e convenções. Sim, as pessoas gostam desses eventos e isso pode fazer muito bem para o bem-estar do colaborador!

16. Apresente as perspectivas de crescimento da empresa ao seu colaborador.

17. Faça elogios ao colaborador e celebre os sucessos da empresa!

18. Por último, invista em serviços de Coaching e técnicas de avaliação de desempenho individual para os seus colaboradores. Com a Avaliação de Desempenho, a sua empresa consegue filtrar cada competência em que seu colaborador é melhor e pior, e assim estabelecer um Plano de Desenvolvimento Individual para que ele se qualifique da melhor maneira possível. 

Lew Company é uma empresa que acredita que a presença feminina faz a diferença na liderança das empresas. A empresa desenvolve mulheres para o mercado de trabalho e novos talentos, oferece suporte a profissionais que já estão no mercado de trabalho com uma carreira em curso e está envolvida com projetos que visam a equidade de gênero. Trabalha também com seleção de talentos para grandes empresas (em cargos fixos e temporários) e soluções diversificadas R&S, desenvolvimento (coaching e treinamentos), assessoria em projetos de equidade de gênero e soluções personalizadas para empresas. Acesse: www.lewcompany.com.br e saiba mais.

Este artigo foi desenvolvido orgulhosamente pela agência de Comunicação e Marketing Digital Pitaya Comunicação. Acesse: www.pitayacomunicacao.com.br para saber mais sobre as soluções de Marketing Digital para empreendedores.