Lew Company

Como liderar equipes remotas?

02/09/2020

Por Beatriz Froio – LEW Co

Pesquisas de tendência mostram que o home office chegou para ficar.

Após a pandemia, muitas empresas continuarão a adotar o modelo de trabalho à distância, ou irão mesclar o trabalho presencial e o home office.

As empresas notaram que, com o home office, as equipes são mais efetivas e felizes. Quem nos diz isso é a Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, revelando que 86% dos profissionais querem trabalhar de casa, mais vezes, após o fim da quarentena. Ainda segundo o estudo, das mais de 800 pessoas ouvidas, 67% percebeu que é possível executar as tarefas remotamente e 49% considera que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhorou sem o deslocamento para o trabalho.

É importante, portanto, saber como liderar essas equipes remotas. A principal ferramenta que um líder pode e deve utilizar é a comunicação. É fundamental que todos os colaboradores estejam cientes das metas, planos e prazos, através de uma comunicação clara e direta.

Também é essencial que a equipe tenha um único canal para se comunicar. Escolha um canal que faça sentido para seu modelo de negócio e de fácil acesso à todos os colaboradores, e torne-o oficial para todas as conversas e reuniões. Assim, comunicados e conversas não se perdem em meio a várias plataformas diferentes e a compreensão é facilitada.

Além disso, a equipe deve estar munida de aplicativos e tecnologias para que possam gerenciam os projetos da empresa de forma prática. Atualmente, existem inúmeras ferramentas digitais para empresas que tornam o andamento dos projetos mais rápido e eficiente.

Com tanta informação e tecnologia, é indispensável ter um suporte de TI à disposição da equipe. Dificuldades técnicas podem acontecer e, caso o sistema falhe de vez em quando, ter um serviço de TI poderá ser essencial ao dia a dia da empresa.

A flexibilidade é outra característica do home office. Os colaboradores podem ter rotinas diferentes, viver em outros países e até ter fusos horários diferentes. Por isso, o líder deve ter a efetividade de organizar todos os horários de reuniões e trabalhos, e também ter a disponibilidade para flexibilização de horários que não precisam mais ser tão rígidos.

As vantagens do trabalho remoto são muitas, e com uma boa liderança, a empresa irá reduzir custos, aumentar fluxo de caixa, terá equipes de trabalho mais produtivas e diversificadas, trabalhadores mais satisfeitos e mais disponibilidade de trabalhadores especializados. Você está pronto para todos esses benefícios?

A LEW Company é uma consultoria especializada em diversidade e inclusão, especializada em equidade de gênero, raça, pessoas com deficiência e LBGT+, com soluções para empresa e para você.

Conheça mais acessando www.lewcompany.com.br

Luceli Mota e Adriana Camargo – LEW Co – 02/09/2020