Você se pergunta?
Países como EUA e Europa, já conhecem e utilizam intensamente os recursos do Coaching Executivo para lapidar e fortalecer o desempenho de seus profissionais. Em uma pesquisa divulgada pela PUCCAMP: Dentre 10 executivos que passaram por processo de Coaching, todos (100%) aperfeiçoaram sua capacidade de ouvir, 80% deles melhorou a flexibilidade, 90% melhorou a produtividade, 80% se mostrou mais aberto as mudanças organizacionais e 70% deles conseguiu melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.
Estes resultados significativos vão ainda muito além, quando consideramos que o processo também instaura nos colaboradores o fortalecimento de suas crenças motivadoras, elimina as crenças limitantes, aumenta a autoestima, fortalece as relações e o respeito entre os liderados e seus superiores e os motiva a um estilo de trabalho mais produtivo, e que visa o equilíbrio entre o desenvolvimento das pessoas e os resultados almejados pela empresa.
Os objetivos do Coaching Executivo se estendem ainda ao desenvolvimento de lideranças, competências de gestão, melhora nas relações interpessoais, motivação, foco e desenvolvimento de equipes, preparação para promoção, além é claro, da aceleração dos resultados e do alinhamento sistêmico dos colaboradores à cultura organizacional.
O Coaching voltado ao desenvolvimento de executivos com habilidades diferenciadas e de Alta Performance têm sido cada vez mais contratado pelas empresas que precisam de profissionais de alto nível para alcançar Resultados Extraordinários. E o Coaching Executivo é o mais eficaz para isso!
A metodologia do Coaching pode e deve ser aplicada para todo e qualquer segmento profissional com o objetivo de ajudar os profissionais de diferentes seguimentos a se organizar, planejar e desenvolver dentro de sua área de atuação e estar sempre pronto e flexível para os inúmeros desafios do cotidiano profissional. O profissional que se conhece bem, torna-se consciente de seus pontos fortes e tem a possibilidade de fortalece-los ainda mais, e como isso tem tempo para construir as habilidades desejadas e ainda não dominadas, sem causar prejuízos ao seu desempenho de qualidade.
Com o Coaching de Liderança, os gestores adiquirem habilidade para assumir uma postura de facilitadores no processo de aprendizagem de seus liderados. Deixa de ditar regras e passa a desenvolver em seu colaborador a habilidade de tentar, estudar, aprender e descobrir como se faz.
Como forma estratégica, esse conceito de liderança é adotado por empresas que visam diferencial competitivo, destaque no mercado e equipe apta a enfrentar novos desafios. O líder orienta seu comandado a descobrir seus próprios mecanismos de aprendizagem e otimização, através de um constante e adequado processo de diálogo e feedback.
Exerce sua liderança baseando-se no compromisso de alinhar seus liderados para um objetivo comum. Inclui motivação, reconhecimento, questionamento através de técnicas e métodos comportamentais, a fim de atingir o desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades importantes num grupo.