Lew Company

15 dicas para se tornar uma mulher de sucesso

05/10/2017

Na primeira semana de outubro é celebrada a Semana Global do Empreendedorismo, um movimento global que busca fortalecer a Cultura Empreendedora. Para celebrarmos esta semana em grande estilo, levantamos 15 dicas de como a mulher pode se transformar em uma empreendedora de sucesso.

Apesar da assustadora estatística que aponta que apenas 8% dos líderes de empresas startups são mulheres, nunca houve um momento melhor para ser empreendedora. É por isso que temos visto um número crescente de mulheres que podem servir como inspiração.

Confira 15 dicas para se tornar uma mulher de sucesso:

01. Seja apaixonada pelo que você faz!

Se você não amar aquilo que você faz, você provavelmente não estará motivada para evoluir, inovar e de se destacar no mercado de trabalho. Mas se você é apaixonada pela sua carreira, vai dispor de tempo e esforço para que isso seja algo prazeroso, e não uma obrigação.

Por isso, entregue-se com tudo a cada um desses projetos e lembre-se de formar uma boa equipe, com valores parecidos com os seus.

02. Não espere a perfeição!

Não há nada mais opressor sobre nós mulheres do que o fato de querermos atingir a perfeição em todos os quesitos de nossas vidas, não é mesmo? Queremos ser boas esposas, bem sucedidas, boas mães, boas pessoas para a sociedade e tudo mais que pudermos abraçar!

Mas, acredite, isso estabelece um padrão de exigência tão alto e tão inatingível, que é por isso que temos sempre a sensação de que não somos suficientemente boas para nada. Uma pesquisa recente mostrou que perder tempo e energia tentando ser perfeito só leva à infelicidade e insatisfação.

Saiba reconhecer o seu valor todos os dias e aprenda a vibrar com isso e a levar com humor as suas falhas do dia a dia. O humor é um dos grandes indicativos de equilíbrio emocional.

Se as coisas não estão da maneira como você deseja, recomece! Muitas vezes nós mulheres nos paralisamos, ou assumimos uma postura vitimizada, repetindo para nós internamente (e às vezes em alto e bom som) falas que só nos colocam pra baixo e tiram de nós o poder de fazer diferente. Acredite: você pode!

03. Se conheça mais e acredite que você será bem sucedida!

Acreditar no seu objetivo é essencial para que ele aconteça. Confiança, segurança e fé em si mesma são peças-chave para o sucesso.

A empreendedora precisa acreditar em si mesma, pois é isso o que a fará arriscar mais, ousar mais e empreender mais.

O processo de autoconhecimento pode ser desenvolvido por um profissional de coaching, que a guiará através de técnicas para atingir os seus resultados esperados. Mas, para que esse processo ocorra, você terá sempre que dedicar um tempo a si mesma para refletir sobre a sua vida profissional e as suas escolhas. Precisamos desse tempo com nós mesmas para nos conectarmos com aquilo que realmente importa e nos move na vida. Esse tempo é importante para avaliarmos se estamos vivendo a vida que queremos ou se estamos vivendo para outro alguém.

04. Assuma riscos!

A empreendedora de sucesso deve saber aceitar os riscos, porém deve ter a capacidade de mensurar onde pisa e até onde pode ir. 

Procure se perguntar: “O que você faria se não tivesse medo?”. Refletir acerca dessa simples questão pode lhe fazer perceber que sua carreira pode ir muito além, com uma dose de coragem. As mulheres bem sucedidas não tomam decisões imprudentes, mas elas se arriscam.

Quando você sonha grande, você passa a assumir muitos riscos ao longo da vida, e se isso for confortável para você, a vida será mais leve, mais fácil e provavelmente você chegará lá antes. Aprenda a gostar da adrenalina de assumir riscos no trabalho!

05. Cuide da sua saúde e bem-estar!

Muitas mulheres bem sucedidas têm falado sobre o valor do exercício regular – não porque elas estão tentando ser magras, mas porque é sabido que o exercício alivia o estresse, libera endorfinas e aumenta a energia. Já foi fazer a sua caminhada hoje?

06. Expresse gratidão!

Mulheres bem sucedidas são aquelas que reconhecem aqueles que estão ao seu lado todos os dias – tanto em sua vida pessoal, quanto profissional. E que cordialidade não só as torna pessoas melhores, mas promove a lealdade de seus empregados. A apresentadora Oprah Winfrey é uma figura feminina que entende a importância de valorizar seus funcionários. Em meados de 2009, ela levou toda a sua equipe (e suas famílias!) em um cruzeiro pelo Mediterrâneo para demonstrar gratidão.

07. Seja persistente e comprometida!

Como empreendedora, saiba assumir uma postura de líder, buscar soluções e estar sempre atenta aos movimentos do mercado, dos clientes e também dos concorrentes.

Tenha em mente seu sonho e seu desejo como balizadores do seu caminhar. A teimosia tem a ver com a forma de fazer, insistir na forma, querer controlar o processo. Já a persistência consiste em repensar a forma, quando necessário, porque o foco está no sonho, na meta.

08. Construa o seu Network!

Frequentar eventos em que estão pessoas diretamente ligadas ao seu setor é muito oportuno para desenvolver e manter relações comerciais.

Confira o depoimento de Marissa Mayer, CEO da Yahoo:

“No início de minha carreira, recebi um grande conselho de uma colega de trabalho: aproveite para pegar o número de telefone e o email das mulheres influentes de sua empresa enquanto espera na fila do café. No começo, tive receio, pois sabia que estas mulheres eram pessoas ocupadas. Nos últimos sete anos, no entanto, tenho mantido contato com diversas empreendedoras líderes e chefes de variados negócios. Muitas delas servem de exemplo para mim, especialmente aquelas que são líderes empresariais, mães de família e esposas, tudo ao mesmo tempo.

Lembre-se que, quando se começa a fazer network com alguém, homem ou mulher, é preciso ser marcante. Isso é resultado de um aperto de mãos firme, sem ser incômodo e um bom contato visual. Fale com confiança sobre seus negócios ou sua ideia. Você pode buscar um mentor, mas não pode esquecer de que também tem experiências a compartilhar”.

Além do networking, faça o possível para criar um senso de comunidade com seus clientes. Isso pode se dar por meio de um evento de caridade, uma página de Facebook, um blog, uma newsletter ou simplesmente envolvê-los em algum aspecto do seu negócio.

09. Estabeleça metas!

É preciso estabelecer metas e objetivos que são desafiantes o suficiente e que tenham um significado pessoal. Além disso, é necessário mensurar os resultados.

Todos nós temos algo a ensinar. Que tal perder o medo e organizar uma pequena palestra ensinando pessoas a fazerem algo que você domina?

10. Seja feminista

As mulheres podem ser tão boas empreendedoras quanto qualquer homem! Feminismo é a luta pela igualdade humana e ele é fundamental que seja aplicado todos os dias por homens e mulheres. É um sentimento necessário e indispensável para a dignidade humana e ele não interessa somente às mulheres, mas a toda uma sociedade. Quanto mais você ajuda as mulheres ao seu redor, mais força todas vocês ganham!

11. Abra mão de agradar a todos!

Ter uma vida plena, em todos os sentidos, está ligado à habilidade de saber dizer “não”, fato de grandes queixas das mulheres.

Pense bem: para todo o “sim” que dizemos tem um “não” implícito e vice-versa. Portanto, a pergunta seria: para o quê você tem dificuldade de dizer “sim” e para o que ou quem você tem dificuldade de dizer “não”? Talvez, seja importante desenvolver a atitude e a coragem para romper com alguns padrões que te dão a sensação de que se você colocar limite não será bem vista.

12. Viaje ou tire um período sabático!

Ops, pareceu uma dica fora de contexto? Calma, porque ela faz todo o sentido!

Viajar tem a ver com a possibilidade de sair da sua zona de conforto para ver e viver algo novo e diferente. Às vezes, não conseguimos ter uma visão clara sobre o que está acontecendo, sobre o que realmente queremos e o que precisamos mudar.

Por isso, sair e viajar nos traz um afastamento saudável e necessário para termos uma visão mais ampla. É um tempo para respirarmos e ganharmos fôlego para continuar (até mesmo quando estamos plenamente satisfeitas com o percurso).

Se a sua ideia é viajar por um longo período, foque na sua escolha e no seu plano. Nós, da Lew Company, atendemos mulheres com serviços de coaching em Campinas e demais cidades do estado de São Paulo, especializados em mulheres que se desligam um momento do mercado para se dedicarem a um projeto pessoal, ou até mesmo à maternidade, e depois precisam de recolocar no mercado, compreendendo uma meta e um planejamento personalizado.

13. Não recuse ajuda externa!

Os números mostram o poder feminino em uma recente onda de sucesso. Mulheres fizeram 60% dos clientes da Zynga, 77% do Grupon, 82% do Pinterest e 70% de todos os clientes do ecommerce em geral. Muitas destas mulheres foram financiadas por outras líderes do mercado ou de programas governamentais. Por isso, não recuse ajuda externa, quando tiver a sorte de recebê-la!

14. Aprenda a liderar!

Fale com convicção, e evite aquele tom de quem faz uma pergunta ao afirmar algo. Você é uma expert em sua própria área, portanto, fale com confiança. Você conhece suas fraquezas, então busque um profissional de coaching que possa ajudá-la a amenizá-las.

15. Foque nas suas conquistas!

Mais do que acreditar em si mesma, se você perder tempo ouvindo o que todo mundo tem para te dizer e olhando para as atitudes e conquistas alheias, o tempo focado em se concentrar em seus próprios sonhos se perde: foque em você!

Sonhe, mas tire seus sonhos do papel. Quando você sonha grande, você assume muitos riscos ao longo da vida, e se isso for confortável para você, a vida vai ser mais leve, mais fácil e provavelmente você vai chegar lá antes. Aprenda a gostar da adrenalina de assumir novas tarefas no trabalho!

A Lew Company é uma empresa que acredita que a presença feminina faz a diferença na liderança das empresas. A empresa desenvolve mulheres para o mercado de trabalho e novos talentos, oferece suporte a profissionais que já estão no mercado de trabalho com uma carreira em curso e está envolvida com projetos que visam a equidade de gênero. Trabalha também com seleção de talentos para grandes empresas (em cargos fixos e temporários) e soluções diversificadas R&S, desenvolvimento (coaching e treinamentos), assessoria em projetos de equidade de gênero e soluções personalizadas para empresas. Acesse: www.lewcompany.com.br e saiba mais.

Este artigo foi escrito orgulhosamente pela agência de Comunicação e Marketing Digital Pitaya Comunicação. A Pitaya trabalha com serviços de redes sociais, e-mail marketing, produção de artigos e ebooks, criação de vídeos comerciais e muito mais. Acesse: www.pitayacomunicacao.com.br para saber mais sobre as soluções de Marketing Digital para empreendedores